Perguntas e Respostas sobre tratamentos e Procedimentos Estéticos Faciais

Tratamentos e Procedimentos Estéticos Faciais:  Com o aumento da expectativa de vida, o envelhecimento da população já é uma realidade no mundo inteiro.

Sim. É feita uma anamnese detalhada com o paciente e, em seguida, uma avaliação física para analisarmos qual o plano de tratamento mais indicado para cada caso.

É proibida a exposição direta ao sol logo após aplicar cremes com ácido retinóico. Aliás recomenda-se seu uso antes de dormir. O ácido retinóico pode tornar a pele mais sensível à luz solar, aumentando o risco de queimaduras e danos à pele. O uso de protetor solar é sempre recomendado.

É altamente desencorajado espremer cravos e espinhas. Espremer pode piorar a inflamação, causar cicatrizes permanentes e até mesmo levar à infecção. 

Cremes podem ajudar a melhorar a aparência da pele e reduzir os sinais visíveis de envelhecimento, como linhas finas e rugas. No entanto, para resultados mais significativos, são necessários procedimentos adicionais, como laser, peelings ou ultrassom microfocado.

O número de sessões necessárias para remover uma tatuagem varia dependendo do tamanho, cor e tipo de tinta utilizada na tatuagem, podendo chegar até 10 sessões. Após uma avaliação com o Dr. Paulo Junqueira, é possível estimar a quantidade de sessões necessárias.

Pintas que têm características como bordas irregulares, cores variadas, diâmetro maior que 6 milímetros e mudanças na textura podem indicar um maior risco de serem cancerígenas. No entanto, somente um profissional especialista pode diagnosticar se uma pinta é cancerígena através de uma avaliação clínica e, se necessário, uma biópsia.

Embora não haja cura definitiva para a rosácea e o melasma, essas condições podem ser controladas com tratamentos adequados. É possível fazer uma combinação de medicamentos tópicos, procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para gerenciar os sintomas e melhorar a aparência da pele.

Em muitos casos, sim, cabelo que cai pode voltar a crescer. A queda de cabelo pode ser causada por vários fatores, incluindo genética, estresse, dieta desequilibrada, inflamatória, autoimune entre outros. Tratamentos médicos e dermatológicos, como medicamentos tópicos, microagulhamento, terapia a laser podem ajudar a promover o crescimento capilar.

Algumas verrugas podem ser contagiosas, especialmente as causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV pode se espalhar através do contato direto com a verruga ou com objetos contaminados. É importante evitar compartilhar itens pessoais, como toalhas e lâminas de barbear, para reduzir o risco de propagação.