A importância de usar antibióticos com consciência

Dr. Paulo Junqueira médico focado nos Tratamentos e Procedimentos Clínicos e Estéticos. Gestão do envelhecimento
Dr. Paulo Junqueira
06/03/2024

Em 2050, uma pessoa morrerá a cada três segundos devido às consequências causadas pela resistência a antibióticos, o que ultrapassará o índice de mortalidade do câncer. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 2015, a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, que ocorre todo ano no mês de novembro, para alertar sobre o uso inadequado, que pode causar resistência ao medicamento e, assim, dificultar ou até impossibilitar o tratamento de uma série de doenças.

O que são antibióticos?

Antibióticos são medicamentos capazes de destruir bactérias ou dificultar o crescimento delas. Controlam doenças causadas por micro-organismos e podem ser usados na saúde humana, em animais e na agricultura. Existem antibióticos específicos para tratar as diferentes doenças causada por alguma bactéria.

Somente o médico pode indicar o antibiótico mais adequado para cada caso, assim como o modo eficaz e seguro de utilizá-lo. Por isso, a dispensação desse tipo de medicamento em farmácias só pode ser feita mediante a apresentação da receita médica.

Quando o uso de antibióticos se torna um problema?

Mais de 70% dos brasileiros admitem que se medicam por conta própria. A automedicação é uma das responsáveis por aumentar o risco de diversos tipos de bactérias se tornarem resistentes aos antibióticos. Assim como o uso excessivo desse tipo de medicamento em hospitais e a interrupção do tratamento antes do tempo correto especificado pelo médico.